Vamos observar diferenças entre a Teologia Clássica
e a Teologia Latino americana sua missão e aplicabilidade.
Teologia clássica trata de assuntos ligados a
aspectos espirituais: Deus e seus atributos, o homem dividido em corpo, alma e
espírito. Ou seja, trata de assuntos pertinentes mas que não encerram-se em si,
não são o ponto final de um entendimento, é o pensamento reflexivo de uma
geração de teólogos que viviam realidades distintas das do povo latino
americano, não que sejam irrelevantes, pelo contrário, mas seguem uma linha de
pensamento de pessoas que viviam uma realidade bem diferente das da américa latina,
e a forte influência de Agostinho e da filosofia grega dualística deram o tom
desta teologia, alma separada do corpo e seu entendimento também separado, a
alma é a parte importante deste conceito, o corpo não é importante pois foi
totalmente corrompido pelo pecado e é encarado como uma prisão para alma, visto
que esta se prepara para o reino espiritual.
Teologia latino americana se preocupa com a práxis
da igreja, da ação da igreja e presença da igreja no mundo. Diferença entre
prática e práxis, prática é algo que fazemos automaticamente, escovar o dente,
dirigir. Práxis é uma ação reflexiva, criativa, transformadora, libertadora e
radical. A práxis não é somente reclamar dos problemas cotidianos, estruturais,
doutrinários e quaisquer que sejam. Ela aponta o erro argumenta o porque que o
objeto apontado está errado, traz uma reflexão fazendo com que os envolvidos
pensem a respeito e apresente alternativas de correção do mesmo, interagindo
com os envolvidos para a transformação daquele quadro para alcançar o desejado.
Para ilustrar o
que esta sendo dito citaremos uma estória:
O dono de um canavial desejou desenvolver um
programa de espiritualidade para seus funcionários e perguntou como faria tal
plano, foi perguntado a ele o que entendia como espiritualidade, ele respondeu
que era evangelizar seus funcionários, foi dito então:
Evangelizar é muito bom! É bíblico, porém seus
funcionários tem problemas com álcool? Quantos deles tem seus cursos completos?
E os filhos deles estudam? E saúde, eles tem algum acompanhamento?
O patrão espantado retrucou:
Mas isso é espiritualidade? Vou ter que gastar
dinheiro montando uma escola? Um hospital? E meus lucros? Vão diminuir muito com essa
estrutura?
Sim seus lucros vão diminuir e dará um grande
trabalho, você continua querendo criar um programa de espiritualidade que dê
certo?
O dono do canavial saiu meneando a cabeça e
pensando:
Dá muito trabalho!!!!!!
Como vemos o entendimento de espiritualidade é um
tanto quanto deturpado, a preocupação é ensinar bíblia somente, como se fosse o
suficiente, mas não se entende que a práxis têm que vir acompanhando isso tudo,
deve haver transformação do ser e do ambiente, deve se fornecer os meios pelos
quais estes cidadãos vão alcançar um nível de transformação, que mais tarde
serão eles mesmos, meios da transformação de outros e assim a igreja estará
cumprindo seu papel na integridade. A práxis
altera toda a realidade, e mexe com a vida de todos para o bem comum, então os
teólogos latinos observando toda injustiça que havia, toda opressão contra os
pobres, governos ditatoriais, se entregaram a práxis, pois a pergunta era o que
a igreja está fazendo aqui? Qual a sua relevância e em que ela tem transformado
o ambiente em que está inserida, e mais, ela tem transformado pessoas em prol
desta missão?
A resposta obviamente foi não, e nossa teologia se
diferenciou neste aspecto, não mais nos preocupamos em se debruçar
irresponsávelmente sobre as sistematizações teológicas, e deixamos de
interpretar a missão dada por Jesus como sendo prioritariamente salvar a alma
deste mundo vil, mas sim libertar integralmente o ser/cidadão das mazelas deste
mundo, denúnciar o pecado social/estrutural e dar ao mesmo condições de também
transformar outros tantos e o ambiente em que ele está inserido, pois
entendemos que o que Deus criou não é ruim, mas sim nós é que destruímos e
deturpamos sua criação, então nossa luta muda de foco, a igreja tem que
desenvolver uma Práxis e não uma prática, Jesus sempre desenvolveu uma práxis,
ele transformava o ambiente e consequentemente as pessoas que estavam ao seu
redor, ele trazia cura, alimentava, ensinava, admoestava e orientava. Isso é
práxis! Esses teólogos desenvolveram uma prática em prol da práxis, ou seja
eles investigavam as necessidades do ambiente em que estavam, seja ele igreja,
bairro, cidade, país e desenvolviam ações para essas necessidades de forma que
elas fossem sanadas, fossem elas estruturais ou pessoais.
Os teólogos entenderam que o pecado não era somente
pessoal e restrito ao coração, mas também era estrutural, ou seja, o evangelho
tem que transformar as estruturas corrompidas para que se possa ter uma práxis
transformadora , então o combate também é contra as estruturas que diminuem o
ser criado por Deus. A escravidão, injustiça, violências, governos ditatoriais
e corruptos, são pecados que a igreja não pode e não deve ter ligações pois
representam um sistema corrompido, e que isto a aprisione e tire sua capacidade
de ação, ela deve manter ligações libertatórias e de desconstrução desse
sistema corrompido trazendo libertação e reestruturação, entendemos que a
igreja tem mantido por muito tempo uma relação superficial e irrelevante com o
mundo e que deve se aprofundar radicalmente para se tornar relevante, esta ação
não pode nos levar a ser uma igreja ditatorial, ou seja, voltar as tempos
medievais, esse é um grande perigo pois se não se aprofundarmos nas verdades
bíblicas que expressam humildade, serviço e amor, corremos o grande risco de
querer tomar conta e ditar as regras na sociedade assim como foi feito na idade
média.
A Prática da
Práxis.
A igreja tem
a obrigação de conhecer exemplarmente o local onde está inserida, conhecer
todas as necessidades pessoais, geográficas e estruturais deste lugar, deve se
preparar para esta missão. Os teólogos latinos impulsionados pela revolução
teológica que estavam vivendo entenderam que tinham que conhecer a bíblia, mas
também o local para onde esta pregação seria enviada (transculturalidade) para
que o entendimento fosse máximo, o respeito as diversidades era algo novo, já
que nossos irmão fundamentalistas ortodoxos não tinham esta sensibilidade e
preocupação sua visão era colonizadora, ou seja, moldar por força o
local em que estavam inseridos, isto vinha acompanhado de sua cultura e de um
sentimento de messionismo, eles acreditavam ser os escolhidos de Deus para
disseminar sua própria cultura, eles acreditavam que sua cultura era superior a
dos outros povos e simplesmente ignoravam e eliminavam as culturas locais,
implantando a sua no lugar, então os latinos lutaram contra esta prática, e se
aprofundaram no estudo das ciências sociais, antropologia e filosofia, para
melhor compreender as culturas e costumes e desta forma poder adequar a
mensagem bíblica a estes povos de forma que fosse compreendida e não somente
dita a estes. Isso tem uma grande diferença, pois, ao compreender o cidadão
desenvolve a práxis e se torna um agente de transformação, e quando ela é
somente pregada de forma aleatória, não há como conseguir um resultado
profundo, mas sim superficial a pessoa que somente escuta não absorve e não
pratica, não é transformada. Nada que é feito de forma forçada produz frutos
bons, somente com o respeito, amor e liberdade estes frutos são formados de
dentro para fora e isto sim gera transformação. (At. 10:38)
Através disto é que as pessoas, a sociedade e o
mundo vão ver que o Reino de Deus chegou! Ele causa a transformação através de
atitudes, o reino defende os pobres, luta por justiça e bota sua cara na reta,
não se omite diante dos problemas, das injustiças, das desigualdades, da falta
de amor e compaixão, da opressão. A igreja integral denúncia isso tudo, vai a
luta, se alegra e chora junto, anda mais uma milha, come o sal e é o próprio
sal, as vezes vemos irmãos que dizem que ir á luta é errado e que devemos
somente orar e ficar quietos em um cantinho esperando uma ação divina! Como?!?
Nós somos o reino de Deus chegando!!! Através de nós o maranata vem se
cumprindo, a igreja não deve ser omissa, Rene Padilha afirma que missão é a
ação que exige explicação! Ou seja, ela explica o porque age, quais são seus
objetivos, evangelizar é agir em prol da melhoria e não encarar o mundo como
algo falido e que não é preciso mais fazer nada pois está tudo fadado ao
fracasso, este pensamento nos leva a entender que Deus já nos condenou por
nossos pecados e então não há mais nada a fazer, isso é o que pensam alguns que
ainda estão presos aos livros de teologia sistemática, a predestinação que tira
toda a esperança de que o reino está sendo implantado e que o amor está sendo
exercido, não de longe, não com exigências religiosas, mas pelo puro desejo de
fazer, a teologia latino americana rechaça este pensamento, ela não está
moldada a padrões fundamentalistas, ultra-ortodoxos ou padrões que vem do norte
(Estados Unidos da América) que acreditam realmente no destino manifesto, ou seja, acreditam que Deus os elegeu como
colonizadores do mundo e sua cultura como superior, o famoso american way of life, cuja a realidade é radicalmente
diferente da nossa, a teologia latino americana vem já há muito tempo rompendo
com esses padrões e trazendo a tona
nossa realidade e como transformá-la através do evangelho de libertação
integral! O evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens!!!!!!
Texto de Rodrigo Santos
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